Quem somos

O gosto pelos tecidos, as cores, as texturas, o gosto (interesse) pela arquitectura do vestuário, levou-me a estudar por prazer na “Ecole Modes et Style” em Lausanne. Estudava durante os meus tempos livres enquanto exercia uma outra profissão no meu país de origem, após alguns meses, entusiasmada, optei por uma formação completa de modelista-confecção, nessa mesma escola.

Uma almofada preta, um pequeno pouf confortável, o zafu, para sentar e se concentrar no zazen, mas também uma veste exótica, o kimono que utilizamos nessa mesma prática do zazen.

O atelier Zafu e Futon nasce do cruzamento desses dois vectores na minha vida, na altura em que emigrei para Portugal e que uma nova orientação profissional se impunha.

Unidade Produtiva Artesanal ReconhecidaEm Novembro de 2009, obtenho a carta de artesã portuguesa, ao mesmo tempo que o atelier obtém o estatuto de “Unidade de Produção Artesanal”. Todos os nossos produtos são confeccionados no nosso atelier (excepto os tatamis que importamos)

Com o tempo, alargamos o leque dos nossos produtos de base, muitas vezes modificando algum detalhe: as cores tendência juntam-se às cores clássicas, o tamanho aumenta ou diminui e novos modelos de Zafu assim como de Futon surgem, destinados tanto para a prática do Yoga, como para massagem, para dormir ou para decorar a sua sala. Os Kimonos surgem timidamente sob as suas diversas formas: Yukata, samu-e, kimono e kolomo de zen.

O nosso atelier está aberto ao público, mas nós gostamos imenso de encontrar os nossos clientes e público interessado durante algumas feiras em que participamos (ex. Feira Internacional de Artesanato, FIL, Lisboa)

Não pense que o nosso gosto se define pelo exotismo. O nosso interesse centra-se na  simplicidade das linhas e formas dos produtos e  encontramos aqui em Portugal, todos os materiais que amamos: o algodão, o linho, a cortiça. Cortiça reduzida a granulado e que utilizamos para encher as almofadas e sobretudo os colchões. Que prazer utilizar um produto (genuíno) regional, biológico e reciclável a 100%!

No início pretendíamos, como continuamos a faze-lo, oferecer um equipamento que permitisse a todos os praticantes de meditação, yoga e massagem as melhores condições de conforto e estéticas - objectos agradáveis a olhar, tanto pelas suas linhas simples e as suas cores alegres como agradáveis a serem tocados - o que conseguimos através de materiais naturais como o algodão, a sumaúma (kapok), o linho, a cortiça.

Estamos muito felizes pelo retorno muito positivo do público. Desde o nosso aparecimento discreto, observamos com alegria que o boca a boca continua a ser a nossa melhor publicidade e agradecemos a todos os que nos fazem confiança e nos dão o seu apoio!

Evelyne Rohrer

06.2014